WebClube da Música Clássica

Um Clube para ouvir, conhecer e desvendar a Música Clássica através do WhatsApp.

O que é?

O WebClube da Música Clássica é um grupo de pessoas que se dedica a ouvir Música Clássica com o objetivo de conhecê-la melhor e desfrutar do seu prazer.

É uma atividade que utiliza o WhatsApp como meio para cultivar saberes e prazeres sobre Música, História, Arte e Cultura.

Como participar?

Basta preencher a Ficha de Inscrição.

Todos podem participar e não há pré-requisitos.

Se não conseguir preencher a Ficha de Inscrição, envie uma mensagem de WhatsApp para o número (+351) 912 104 122 e solicite a entrada.

Quais são as Regras do Web-Clube?

Clique aqui e veja as Regras.

Recomenda-se que leia com atenção antes de inscrever-se.

As regras evoluem de acordo com as necessidades e experiência do WebClube.

Quem conduz?

Pianista. Mestre em Piano pelo Conservatório de Parma (Itália). É Professora de Piano em Lisboa e estuda Jazz no Hot Clube de Portugal.

Historiadora. Doutora em História da Ópera pela Université Paris-Sorbonne (França) e pesquisadora de História da Cultura na Université du Québec à Montréal (UQAM-Canadá).

Compositor. Mestre em Composição Musical pela Universidade de Évora (Portugal) e pesquisador de Psicanálise e Cultura. Recebeu o Prêmio Funarte de Composição Clássica por 3 vezes consecutivas.

Como funciona?

Semanalmente uma música é proposta para escuta e observação. Os participantes interagem compartilhando as impressões e sensações que tiveram com a música. Também podem compartilhar qualquer informação que considerarem relevante a respeito da música tema. A partir disso e das pontuações dos fomentadores, são construídos conhecimentos sobre o estilo, a história e a técnica de cada música.

Os fomentadores do grupo instigam a interação, pontuam os comentários e trazem informações técnicas e históricas. Assim, este grupo torna-se uma experiência de audição profunda e prazerosa num formato interativo, intenso e agradável.

Proposta Metodológica

O WebClube utiliza técnicas de ensino e aprendizagem desenvolvidas no âmbito da Educação à Distância e no âmbito da Aprendizagem Livre.

Assim, o grupo consegue produzir conhecimento de qualidade e com profundidade. Os fomentadores estão sempre a acompanhar e a orientar, garantindo que a elaboração e transmissão desse conhecimento seja efetiva e eficiente.